17 de mai. de 2011

Problemas de trânsito da gente diferenciada

E dando continuidade ao texto anterior, venho, por meio desta, explanar sobre algumas soluções e alternativas ao caótico trânsito paulistano.
Caótica também está minha cabeça, como tem problemas nossa cidade. Para iniciar a discussão de como amenizar esses problemas precisamos pensar em como moram e onde moram as pessoas na cidade de São Paulo.
Segundo li em alguns sites (cada um dá um número diferente), o Centro (não o de macumba!!!) de São Paulo tem aproximadamente 500.000 pessoas, isso considerando a região da Sé, Luz e República (ou seja sem contar a região da Av. Paulista e o Brás), é bastante gente, porém, dizem essas mesmas pesquisas que aproximadamente 40% das moradias estão vazias.
Por que este gordo que vos fala, está falando disso? Oras meus caros xuxus, porque e região central é uma das melhores regiões de São Paulo para se locomover, afinal lá já tem metro, ônibus, escolas, faculdades, empregos, cantinas, pizzarias, casas de baixa meretriz e tudo mais o que um bom paulistano necessita para viver, capice?
E vemos que ainda tem muito lugar vago, claro, muita gente tem medo de morar no centro da cidade, afinal lá tem droga, mendigo, tráfico, roubo e muita gente diferenciada, ai eu paro e digo: PORRA, em que lugar não tem isso?
Um exemplo de como poderíamos diminuir esse problema seria levar as pessoas a morar onde o emprego está, sendo que, essas 40% de residências vagas seria de uma grande ajuda nisso e claro, programas de governo para revitalizar o Centro e o famoso Minha Casa Minha Vida para as pessoas diferenciadas comprarem seu aconchegante lar no Centro da cidade.
Ai você me pergunta, o seu tonto, como pode caber 11 milhões de pessoas num lugar minúsculo como o Centro?
E eu lhe respondo, não cabe mesmo, dãaaaaa, é lógico que não da, mas ajudaria bastante, porém, claro que a população se espalha pela cidade e por isso venho propor mais uma ideia, os corredores de ônibus.
Os corredores de ônibus são uma solução barata e rápida para a cidade, e o melhor, já existem, mas, são mal utilizados. Por exemplo, o corredor do Ibirapuera. Por lá devem passar umas trocentas linhas que fazem praticamente o mesmo caminho e todas passam no mesmo horário, ou seja, causam mais trânsito ao invés de desafogá-lo. O nosso querido prefeito (aloka) Gayssab, digo, Kassab, até gostaria de mudar isso, mas não pode, coitadinho, afinal ele tem que alimentar um lobby de empresas de ônibus para que todas ganhem nosso suado dinheiro. Digo isso porque não faz nenhum sentido passar tantos ônibus que vão para o mesmo lugar na mesma hora. Não seria melhor usar ônibus bi-articulados que passem de 5 em 5 minutos nos corredores e parem em terminais que liguem o resto da cidade por outros ônibus?
E o melhor, esses exemplos existem na cidade e funcionam bem, como o Fura-Fila e os Trólebus que vão para o ABC, sem dizer do exemplo de Curitiba, cidade a qual nem Metro têm de tão bom que esse sistema é.
Aliás, Metro, este que, seria a melhor saída de São Paulo. Porém esquecemos que existem também os trens de subúrbio, a famosa CPTM. Esta que possui aproximadamente 250 km de linhas, contra 75 km do Metro. Se a CPTM tivesse a qualidade do Metro tenho certeza que muitos dos problemas de trânsito teriam sido resolvidos, principalmente os da ZL e os do ABC, que são as áreas mais atendidas pelas linhas de Trem. Porém, o mais engraçado é que as linhas dessas duas regiões são hoje as de pior qualidade...
A questão do Metro é complexa, é a melhor alternativa para a cidade, porém também é a mais demorada e mais cara e quanto mais se demora em fazer, mais cara fica. Se pensarmos que em quase 40 anos de metro só conseguimos construir 75 km de linha enquanto a Cidade o México e Buenos Aires construíram no mínimo o dobro disso no mesmo tempo da vontade de gritar gentalha a todos os governos que por aqui passaram. Mas não podemos esquecer que estas duas cidades “hermanas” são as capitais de seu país e o governo federal de lá investiu muito, coisa que aqui nenhum presidente fez (Incluindo ai Geisel mata-comuna, Figueiredo cavalinho, Sarney bigode, Collor cara-pintada, Itamar calopista, Ficando Henrique Nervoso e Lula boteco da esquina).
Penso que uma união efetiva entre Metro, CPTM, corredores de ônibus e boa moradia em regiões centrais ajudariam demais, mas não é tudo, falarei sobre mais algumas alternativas em um próximo texto, afinal a gente diferenciada merece mais, muito mais!!!!

Nenhum comentário: